Atendimento via whatsap

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

Bruxismo: Você Sabe O Que É?

Saúde - 24/08/2020
Dicas
Saúde

24

Ago

O Bruxismo atinge 3 em cada 10 pessoas, afetando tanto homens quanto mulheres. Mas você saberia dizer se sofre com bruxismo?

Para responder essas perguntas você deverá prestar atenção ao seu sono e ao modo como você se sente após acordar. O bruxismo está intimamente ligado a esses pontos, já que se trata de uma desordem funcional que causa o ranger dos dentes ou o forte apertar das mandíbulas durante sono.

Com o passar do tempo, essa desordem pode vir a causar inúmeros problemas, como o afrouxamento dos dentes e/ou o desgaste deles. Além disso, o bruxismo quando não tratado pode comprometer a estrutura óssea da gengiva e da mandíbula, levando à Síndrome da Articulação Têmporo-mandibular.

Na maioria dos casos, esse problema passe despercebido por quem sofre com ele. Já que se trata de algo que fica aparente durante o sono, período em que a pessoa se encontra inconsciente. Por isso, fique atento caso você acorde frequentemente com dores de cabeça ou nos músculos da mandíbula. Se alguém comentar que você tem rangido os dentes enquanto dorme, opte por procurar um dentista.

Outros sintomas do bruxismo são dor facial, no pescoço e zumbido no ouvido, sendo que o mais comum deles é a dor de cabeça.

Consultar o médico dentista periodicamente é um dos fatores que auxiliam na descoberta do bruxismo ainda em seu início. Através de exames rotineiros, o dentista é capaz de perceber se os dentes ou seu esmalte estão desgastados ou rachados.

Após o diagnóstico, é recomendável que se façam alguns exames como a polissonografia para precisar o grau do distúrbio. Outro ponto importante é identificar a extensão que o problema já possui no paciente. Dessa forma, o tratamento poderá ser realizado com maior eficácia e rapidez.

Note que não é certo que o tratamento irá curar essa desordem, mas ele certamente diminuirá ou anulará os efeitos negativos dela para o seu cotidiano. Algumas medidas que poderão ser tomadas são as seguintes:

  • Utilização de Aparelho Para Dormir: em muitos casos o uso de placas interoclusais flexíveis de silicone feitas sob medida e ajustadas a arcada dentária dos pacientes pode ser o necessário para reduzir o atrito entre os dentes e limitar o movimento dos músculos da mandíbula.
  • Encontrando meios de relaxamento: o bruxismo também pode ser causado por conta do estresse diário. Sendo assim, encontrar um meio de relaxar antes de dormir pode ser uma solução para esse problema.

O ideal é que você procure a ajuda de um dentista assim que perceber algum dos sintomas, pois somente ele poderá fazer um diagnóstico preciso e receitar um tratamento adequado para o seu caso!

 

Zumbido nos Ouvidos podem ser sintomas do Bruxismo.
Zumbido nos Ouvidos podem ser sintomas do Bruxismo.

Comentários

Ainda não temos comentário neste post!

Comentar

Comentários

Luiz Anselmo em O Mau Hálito É Um Sintoma – Descubra Suas Causasp

Arquivos

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Categorias

Dicas

Notícias

Saúde

Tratamento