Atendimento via whatsap

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

Sorriso Sem Açúcar – Muito Mais Saudável!

Saúde - 24/08/2020
Dicas
Saúde

24

Ago

Não é de hoje que profissionais da saúde avisam sobre os riscos do consumo excessivo do açúcar. E quando falamos sobre a saúde dentária, esses avisos se tornam ainda mais frequentes e necessários. No entanto, ainda existem muitos que preferem não escutar as recomendações e, por isso, acabam por sofrer com cáries e outros problemas graves.

Fique atento e descubra quais cuidados devem ser tomados e como a alimentação influencia na sua saúde bucal e na de sua família também.

AÇÚCAR E ARCADA DENTÁRIA

Uma das estruturas que mais sofrem com o consumo de açucares também é uma das mais importantes para os nossos dentes e se chama esmalte. Ele é responsável pela proteção da parte externa da arcada dentária, além de dar cor a ela. O esmalte é composto de diversos minerais, sendo considerado o tecido mais resistente do nosso corpo.

No entanto, quando consumimos doces, refrigerantes, bolos, bolachas industrializadas ou açucares refinados em geral, acabamos por alimentar as bactérias presentes em nossa boca. Elas inevitavelmente produzirão diversos ácidos que prejudicam o esmalte dentário e o dissolvem, deixando os dentes vulneráveis e fracos, cenário que se não for controlado através da higiene bucal pode evoluir rapidamente para cárie dentária.

Esses ácidos provocam a desmineralização do esmalte, sendo que esse processo se inicia 20 minutos após o consumo de açúcares. Então, quanto mais açúcar você consome, maiores são as chances de sofrer com cáries e outros problemas. Mas existem formas de prevenir que isso aconteça. Veja abaixo, algumas das alternativas.

PREVENÇÃO

O primeiro passo para evitar que o açúcar prejudique a saúde dos seus dentes é a diminuição no consumo do mesmo. Evite comer e beber produtos que contenham grande quantidade desse ingrediente (como refrigerantes, bolachas recheadas e doces feitos a base de açúcar refinado).

Cuidado com o açúcar!

Outra medida preventiva muito importante é a escovação correta e regular dos dentes. Esteja sempre atento a essa atividade, pois ela manterá sua boca saudável e livre de cáries, tártaro, gengivite e outras doenças. Mas é claro a escovação precisa ser realizada da maneira correta e deve estar sempre acompanhada do uso de fio dental e enxaguante bucal.

Para que a prevenção seja feita de maneira completa é preciso que as consultas com o dentista sejam regulares, pois assim esse profissional poderá fazer um acompanhamento muito mais detalhado da sua saúde bucal, além, é claro, de realizar diagnósticos mais precisos em caso de desmineralização do esmalte ou mesmo do surgimento de outros males, podendo assim recomendar procedimentos como limpeza e clareamento dos dentes.

Comentários

Ainda não temos comentário neste post!

Comentar

Comentários

Luiz Anselmo em O Mau Hálito É Um Sintoma – Descubra Suas Causasp

Arquivos

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Categorias

Dicas

Notícias

Saúde

Tratamento